21 de mai. de 2010











Durante o I Seminário do Museu D. João VI - EBA-UFRJ, uma ocupação/intervenção propõe a apropriação e diálogo com o Museu a partir da reflexão crítica e poética de artistas pesquisadores pós-graduandos em Artes Visuais.

No encontro entre os artistas e a instituição se ressaltam as diferenças e se promovem os contatos. No Museu D. João VI, dedicado à preservação e divulgação da memória do ensino artístico, transparecem o modelo de ensino europeu e o estatuto do artista que se estabeleceram no Brasil a partir século XIX. No olhar dos artistas que nele intervêm, a aparente liberdade contemporânea e a possibilidade de particularizar, modificar e ressaltar sentidos vê o espaço museológico como matéria construtiva em sua complexidade histórica, simbólica e memorial.

No diálogo, obra e museu se re-significam. A interferência das obras transforma o significado e a percepção do espaço, sentidos e acervo, da mesma maneira que as obras expostas mostram-se atreladas a especificidade deste lugar.

A aproximação com os artistas destaca e relativiza as aparentes tensões e dicotomias entre tradição e contemporaneidade, mostrando possibilidades de trocas e contatos e acentuando a importância da atualização do Museu D. João VI como espaço de conhecimento acerca do ensino artístico e da história da arte no Brasil.

Marina Menezes

Doutoranda em História e Crítica PPGAV . EBA . UFRJ

maio/2010

11 de mai. de 2010

Galpão Linguagens Visuais do PPPGAV-EBA-UFRJ
Rua Maurício Joppert da Silva, s/n°
(no quarteirão atrás do Prédio da Reitoria)
Cidade Universitária - Ilha do Fundão - Rio de Janeiro
tel.: (21) 2598-1643

SPA prático prático - Cristiane Geraldelli








'SPA prático prático'
Cristiane Geraldelli
Site specific na sala de video
Galpão PÓS EBA Linguagens Visuais UFRJ
maio2010

9 de mai. de 2010